CRECI – CORRETOR DE IMÓVEIS – COMO SE INSCREVER

INSTITUTO JUSDJA

EDITORA E CURSOS DE QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL

                           Cursos a distância ou na escola técnicos, livres e preparatórios

O QUE É O CRECI?

CORRETOR DE IMÓVEIS É SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL

O CRECI – Conselho Regional de Corretores de Imóveis – foi criado pela necessidade de organizar a categoria e impedir o mau exercício da atividade profissional. Juridicamente, o Conselho representa uma autarquia federal  corporativa – uma organização criada pelo Estado, mas que dispõe de certa autonomia para dirigir uma série de funções ou serviços de interesse coletivo da classe. “O Conselho Regional de Corretores de Imóveis é uma autarquia federal, condição que lhe é outorgada por lei federal”

COMO SER UM CORRETOR DE IMÓVEIS?

(válido para todo o Brasil)

Qualquer cidadão (ã) pode ser um Corretor de Imóveis. Poderá providenciar inscrição ou a regularização, mediante cursos livres e preparatórios a distância de forma rápida e dinâmica. A inscrição pode ser feita em São Paulo, por e-mail (jusdja@hotmail.com), pelo Correio ou telefone para maiores informações (11-3852.0023 – 6703.0610 – 8764.1669), fornecendo o nome, endereço, telefones fixos e e-mails. Escola credenciada pelo COFECI. CRECI, e órgãos oficiais da Educação.

POR QUE DEVE FAZER A INSCRIÇÃO NO CRECI?

É crime trabalhar sem o registro oficial. Art. 47. Exercer profissão ou atividade econômica ou anunciar que a exerce, sem preencher as condições a que por lei está subordinado o seu exercício:

Pena – prisão simples, de quinze dias a três meses…

Atenção! Se na tramitação dos negócios ocorrerem quaisquer problemas que dê origem a processos civil, consumidor ou penais, poderão gerar outros crimes de imensa gravidade e o patrimônio do profissional sem registro, estará sob risco iminente de perdas pela responsabilidade civil (arts. 186 e 927 Código Civil), sem desprezar outras sanções que estão tipificadas no Código Penal. Veja no link abaixo mais explicações.

http://app.digitalnet.tv/sites/creci1/?v=2005

COMO SE INSCREVER E TIRAR O CRECI?

Para tirar o CRECI será necessário tramitar em duas instituições. Uma particular (INSTITUTO JUSDJA Editora e Cursos de Qualificação Profissional), instituição PRIVADA onde se matricula para fazer o (Curso de TTI – Técnico em Transações Imobiliárias) e a outra instituição é o CRECI Conselho Regional de Corretores de Imóveis onde se inscreve para atuar no mercado imobiliário. O CRECI não tem curso próprio, portanto deve ser feito numa escola particular (privada). Que esteja devidamente credenciada: (MEC, Secretarias, CRECI e COFECI).

O QUE PRECISA PARA FAZER A INSCRIÇÃO NO INSTITUTO DE ENSINO?

Para fazer a inscrição e cursar o Curso Técnico em Transações Imobiliárias são necessários alguns documentos, tais como: CPF, RG, *Certificado de Conclusão do Segundo Grau (Curso Médio) – histórico (cópia autenticada), comprovante de endereço e 02 (duas) fotos 3X4, Título Eleitoral (com comprovante de última votação), certidão de nascimento ou casamento, Homem com menos de 45 anos (certificado de reservista). *Pode fazer o curso de 1º ou 2º graus simultaneamente em escola devidamente credenciada.

O QUE OCORRE APÓS A INSCRIÇÃO FEITA NO INSTITUTO?

Realizada a inscrição para a realização do curso receberá, imediatamente, a “Declaração” de que está fazendo o curso a distância (período de estágio). Em seguida, deverá o aluno requerer junto ao CRECI o registro de estágio, obrigatório para a obtenção do diploma e posterior registro profissional definitivo (é nesta fase que o CRECI ligará para o aluno para retirar a Carteira Provisória na Delegacia do CRECI da região do aluno – entre 10 a 30 dias – este lapso de tempo varia de Estado).

COMO REQUERER A INSCRIÇÃO DE ESTAGIÁRIO JUNTO AO CRECI?

Para requerer  a Carteira Provisória o aluno acessa o site do CRECI e no link “Inscrições Estagiários” poderá fazer a pré-inscrição, imprimir os formulários de requerimento e acessar todas as informações sobre a documentação necessária e, obviamente depois deve levá-la na Delegacia do CRECI da região do aluno.

QUANDO SERÁ FEITO A INSCRIÇÃO PARA OBTER A INSCRIÇÃO DEFINITIVA?

Dentro do prazo oficial e concluído o curso e obtido o respectivo diploma do Instituto , já poderá o aluno promover o registro de sua inscrição definitiva, mediante requerimento específico, apresentação de determinada documentação. Todas estas informações, inclusive os formulários que se fazem necessários, também se encontram disponíveis no site do CRECI, no item “Serviços”, sub-item “Formulários Secretaria”. O procedimento em tese dura 90 dias no total. O CRECI ligará para a casa (ou ficará a sua disposição na regional) para marcar o dia da solenidade para a entrega da carteira profissional definitiva.

Legislação que regulamenta o exercício da profissão de corretor de imóveis.

Sancionada em 27 de agosto de 1962, a Lei n° 4.116 (a primeira que regulamentou a profissão dos intermediadores imobiliários e marca a data comemorativa do Dia Nacional do Corretor de Imóveis) foi revogada por ter sido julgada parcialmente inconstitucional, pois não apresentava a grade curricular necessária para uma formação técnica específica. Nova regulamentação à profissão foi obtida com a Lei n° 6.530, de 12 de maio de 1978, a qual, além de permitir o exercício da profissão ao Técnico em Transações Imobiliárias, ratificou também a atuação dos Conselhos Federal e Regionais, autarquias dotadas de personalidade jurídica de direito público, com autonomia administrativa, operacional e financeira. Cabe aos Conselhos a disciplina e fiscalização do trabalho dos profissionais que compõem a categoria.

About these ads
Esse post foi publicado em Sem categoria. Bookmark o link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s